As 10 maiores ameaças para 2008

O laboratório da pesquisas em segurança da McAfee, o AverLabs, definiu as 10 maiores ameaças de segurança para 2008. Os focos mais prováveis de ataques digitais no próximo ano, destaca comunicado oficial do laboratório, são as aplicações online de Web 2.0, o Windows Vista, comunicadores instantâneos, entre muitos outros.

Confira, abaixo, a lista com os alvos mais prováveis segundo a empresa de segurança norte-americana.

1 – Web 2.0 é o alvo O laboratório destaca que os famosos ataques à portais que usam soluções de web 2.0 como Salesforce.com, Monster.com e MySpace, entre outros, representam a tendência de “atacar aplicações online e portais de redes sociais”. A estratégia busca aproveitar a popularidade dos sites para distribuir programas maliciosos e para pegar dados de internautas que dêem mais “autenticidade aos ataques”.

2 ¿ Redes zumbis seguem tendência do malware Storm Depois dos processos contra donos de redes zumbis em 2007 nos Estados Unidos, destaca o AvertLabs, os criminosos estão procurando outras formas de dificultar o rastreamento. A resposta para esses crackers pode estar na praga Storm. “O worm foi o mais versátil malware encontrado”, ressalta, “que teve mais variantes e modificações nas técnicas de codificação, mais métodos de infecção e novas combinações com esquemas de engenharia social do que qualquer outra praga. O worm criou a maior rede zumbi par a par (P2P) de todos os tempos”.

3 – Foco nos comunicadores instantâneos Um worm via “flash” em comunicadores instantâneos (IM, da sigla em inglês) pode atingir milhares de usuários no mundo inteiro em segundos. De acordo com o AvertLabs, já existiram outras pragas espalhadas por IM , mas nenhuma que se auto-executava. De 2006 para 2007, as pragas para IM tiveram um aumento de mais do que o dobro, além dos riscos altíssimos subirem para 10 neste ano contra nenhum no ano passado.

4 – Alvo: Jogos Online “As ameaças para economias virtuais supera as para economia real”, resume o relatório. Conforme os objetos virtuais ganhar mais e mais valor, é maior o interesse dos criminosos. De acordo com o AvertLabs, o número de Trojans focados em jogos online cresceu mais rapidamente do que os focados em bancos.

5 – De olho no Vista Com o crescimento na adoção do Vista, dados do AvertLabs apontam que em 2008 o sistema operacional deve superar a barreira dos 10% de atuação, os criminosos vão se focar mais no novo sistema da Microsoft. O relatório completa: “há 19 vulnerabilidades do Vista reportadas desde seu lançamento, há menos de um ano. Esperamos muitas novas brechas reportadas em 2008”.

Fonte: Modulo Securyt

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s