Windows Live ID valerá como OpenID

A Microsoft está trabalhando na adoção oficial do OpenID, sendo um provedor OID. Assim que estiver ativado, os usuários poderão se conectar a sites que usam o OpenID com seus logins do Windows Live ID (o antigo .NET Passport). A primeira interação será como provedor somente, não sendo possível usar outros provedores Open ID para se conectar a serviços do Windows Live. Em outras palavras, não será possível usar um Open ID de algum site “qualquer” para entrar no MSN, sendo necessário o cadastro no serviço da Microsoft.

Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, servindo para uns sites e outros não. Um usuário que queira se logar num serviço do Google ou do Yahoo, muito provavelmente precisará ter uma conta também nesses serviços, não bastando o Open ID, mesmo que seja do Windows Live.

Em sites independentes, geralmente de pequeno e médio porte, a coisa fica diferente: é mais prático para o usuário se identificar, mantendo suas informações como URL, nome, email, etc, sem precisar de um cadastro específico em cada página.

O site Ars Technica publicou um comentário sobre o Open ID, e deixa aberta a confusão que surgirá (e que já acontece) para muitas pessoas sobre o Open ID, suas intenções e seus benefícios na prática.

Veja em:

http://arstechnica.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s